SOS CANGUARETAMA

SOS CANGUARETAMA

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

SÁBADO VACINE SEU MAIOR PATRIMÔNIO. SEU FILHO!

Campanha nacional de vacinação começa no sábado

A campanha acontece até o dia 31 de agosto. Neste sábado os postos de vacinação de todos os municípios catarinenses estarão abertos das 8h às 17h

Neste sábado inicia a 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha de Multivacinação. Todas as crianças menores de cinco anos deverão ser levadas a um posto de vacinação para que a caderneta de saúde seja avaliada e o esquema vacinal atualizado. 
Para esta ação, 11 vacinas do calendário nacional de vacinação infantil estarão disponíveis. Os postos de vacinação de todos os municípios catarinenses estarão abertos das 8h às 17h.
Em Santa Catarina, a meta é vacinar contra a pólio 95% de um universo de 379.796 crianças entre seis meses e menores de cinco anos. As campanhas seguem até o dia 31 de agosto.
Serão disponibilizadas vacinas para a poliomielite, penta, rotavírus, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral, tetra viral ou tríplice + varicela, DTP, hepatite A.
Poliomielite
A poliomelite ou paralisia infantil é causada pelo poliovírus, que pode ser transmitido por meio do contato com fezes ou secreções expelidas pela boca. "A paralisia dos membros inferiores ocorre quando o vírus atinge o cérebro, atacando os neurônios motores que controlam a musculatura envolvida", explica a enfermeira Vanessa Vieira da Silva, gerente de Imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive).

Gotinhas
A vacina oral contra a poliomielite é utilizada em campanhas para alcançar a erradicação mundial da pólio. É uma vacina segura que, na rotina, complementa o esquema iniciado com duas doses da vacina inativada contra a poliomielite. Atualmente, ocorre uma campanha ao ano com a vacina oral, bem aceita pela população. Ela oferece proteção contra os três poliovírus (1, 2 e 3) e sua eficácia é em torno de 90% a 95% após a conclusão do esquema.

Fonte: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/

Nenhum comentário:

Postagens antigas