SOS CANGUARETAMA

SOS CANGUARETAMA

segunda-feira, 27 de julho de 2015

EDUCAÇÃO PÚBLICA. VERGONHA POTIGUAR

Sem professores desde o início do ano, alunos cortam papel no horário das aulas em Natal
Desde fevereiro de 2015, início do ano letivo, todos os alunos do 4º e do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Passo da Pátria, de Natal (RN), enfrentam uma situação inusitada. Ao chegar à porta do colégio, às 13h, horário do começo da aula do período da tarde, um recado se tornou corriqueiro: “Não tem professor hoje”. Foi assim durante todo o ano. As duas turmas não tiveram uma aula sequer em 2015.
Suely Pereira, 35 anos, tem um filho de 11 anos matriculado na escola e conta que o máximo de “aula” que o garoto teve neste ano foi com uma professora substitutiva que faria atividades de leitura com as crianças. No entanto, segundo ela, nem isso aconteceu.
— Às vezes essa professora substituía, mas nem fazia leitura. Fazia corte de papel. Mas isso é atividade de educação infantil. Uma criança de 12, 13 anos ficar cortando papel é aula?
O filho de Marta Barbosa, de 44 anos, tem nove anos e também frequentou essas aulas de recreação durante o ano.  
— Desde fevereiro vem alguém substituindo a professora, fazendo recreação, brincando. E até agora não tem notícia de professor, não tem nem previsão.
Neste semestre, a professora de leitura saiu de licença médica e não tem prazo para retornar. As mães relatam que esse problema no colégio, que atinge apenas os alunos do período vespertino, começou neste ano. No entanto, a situação da educação pública no Rio Grande do Norte apresenta um apagão há anos.
A Secretaria Estadual de Educação e cultura confirma que há um déficit grande de professores no Estado e informa que este caso não é isolado. Para tentar amenizar a situação, a secretaria pretende chamar neste mês novos professores para reforçar o quadro — entre concursados e temporários.
Daniel Bezerra, chefe da primeira Diretoria Regional de Educação e Cultura, confirma que a situação afeta diversos colégios do Estado.
— A gente tem várias escolas que estão com esse problema. Temos escolas com necessidade urgente de professor e isso vai ser resolvido agora. Vamos chamar novos professores.
Em relação ao caso da Passo da Pátria em específico, Bezerra explica que há professores que desistem de dar aula no local.
— Tem poucos alunos lá e essa escola, ao longo do tempo, foi perdendo professor porque ela fica em uma área de risco e os professores não querem ir pra lá. Quando acontece isso [de não ter professor], a gente orienta realocar esses alunos em outra escola.

Fonte: http://noticias.r7.com/

Nenhum comentário:

Postagens antigas