SOS CANGUARETAMA

SOS CANGUARETAMA

sábado, 28 de março de 2015

EPIDEMIA DE DENGUE NO RN.

RN enfrenta epidemia de casos de dengue

Quase 7 mil casos já foram notificados no Estado. Aumento corresponde a 169% em relação ao ano passado.

O Rio Grande do Norte enfrenta uma epidemia de casos de dengue. A informação foi confirmada durante entrevista coletiva convocada pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap) na tarde de hoje (27), na sede da secretaria.
O secretário da pasta, José Ricardo Lagreca, fez o alerta e decretou o estado epidêmico da doença. “Houve um aumento significativo nesta 12ª semana e assumimos essa posição de decretar o estado epidêmico de dengue. Houve um incremento em 169% em relação ao ano anterior, com cerca de 6.900 casos ao longo dessas 12 semanas”, informou.
De acordo com a Sesap, 6.902 casos de suspeita de dengue já foram notificados durante o ano de 2015. As cidades com os maiores números são Natal, com 1868 casos; Currais Novos, 508; Parelhas, 404; Parnamirim, 368; Cerro Corá, 243; Acari, 230; Ceará-Mirim, 213, e São Gonçalo, com 199 notificações.
Para o secretário é preciso que a população participe de maneira mais efetiva no controle da doença. “O primeiro passo é esse que a gente está tomando. Comunicando e alertando a população, através da imprensa, que existe o estado epidêmico e ao mesmo tempo solicitando que ela participe mais ainda, um incremento da participação ativa no processo de extinção do mosquito. É uma doença que a gente pode preveni-la melhor do que tratá-la. É uma doença que a gente tem domínio sobre a possibilidade de ela não existir”.
Entre as medidas anunciadas pela secretaria estão a realização de capacitações para agentes de combate às endemias, visitas aos municípios para prestar apoio técnico e a operação de UBV (carro fumacê). “Com o quadro decretado, nós temos que intensificar mais ainda as nossas ações junto ao que tem sido feito e junto à população. Treinar mais ainda nossos agentes de endemia, nossos programas, mas basicamente solicitar à população que participe mais ativamente desse processo, afirmou José Ricardo Lagreca.
A secretaria orienta que a população pode ajudar denunciando focos do mosquito transmissor da doença, Aedes aegypti, através do Disque Denúncia (0800 281 4031) ou pela internet, acessando o endereço virtualwww.telessaude.ufrn.br/observatoriodadengue.
Observatório da Dengue será apresentado em fórum
Entre as armas disponibilizadas para o enfretamento da doença, existe o programa “Observatório da Dengue”, que é uma ferramenta desenvolvida pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN e que permite à população apontar lugares com focos do mosquito transmissor ou notificar casos de dengue.
A coordenadora de promoção à saúde da Sesap, Cláudia de Melo, informa que o sistema possibilita que as pessoas monitorem a doença e ajude os órgãos gestores a otimizar o trabalho de controle. “Sabe aquela história das pessoas comentando que na rua tem alguém com dengue? Então você pode acessar o site e informar se encontrou alguém doente ou um foco. Assim poderemos monitorar e checar a informação”.
A secretaria pretende apresentar o site e explicar suas funcionalidades durante a realização do Fórum Estadual sobre Controle e Prevenção da Dengue, que acontecerá na próxima quarta, 1º de abril, no Hotel Praiamar. “Este fórum tem como objetivo discutir a situação da dengue, mas para irmos além da discussão, a gente vai ofertar um instrumento de gestão, que é o papel do Estado. Como gestor do sistema, estamos organizando esse fórum para apresentar o Observatório da Dengue”, disse Cláudia.
O evento contará com a participação dos secretários municipais de Saúde, Federação dos Municípios do RN (Femurn), Conselho Estadual de Saúde (CES), UFRN, entre outros órgãos.

Fonte: http://www.nominuto.com/

Nenhum comentário:

Postagens antigas