SOS CANGUARETAMA

SOS CANGUARETAMA

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

O FIM DA PETROBRAS.

Petrobras é rebaixada e perde grau de investimento
São Paulo (AE) - A crise que a Petrobras vem atravessando nos últimos tempos levou a empresa a perder ontem o grau de investimento da agência de classificação de risco Moody’s. Isso significa que a agência já não considera a estatal uma boa pagadora de seus débitos, o que complica ainda mais a situação da companhia, que é a petroleira mais endividada do mundo. Sem o grau de investimento, o acesso a novos financiamentos fica mais difícil e a empresa pode ter de pagar juros maiores que os que conseguia até agora.
A Moody’s rebaixou o rating de crédito corporativo da Petrobras em dois graus, de Baa3 para Ba2, além de cortar todas as outras notas. Segundo a agência, o rebaixamento reflete uma maior preocupação com as investigações de corrupção que vêm sendo feitas dentro da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, assim como pressões de liquidez que podem acontecer em razão do atraso na entrega do balanço auditado, que ainda não tem prazo determinado. A agência ainda acredita que a Petrobras terá dificuldade em reduzir significativamente sua elevada dívida.
“Os ratings da Petrobras permanecem em revisão para rebaixamento por causa da pressão sobre a liquidez que pode acontecer caso a empresa não consiga entregar o balanço em tempo. A empresa precisa fornecer o balanço anual auditado até 30 de abril de 2015. Maiores atrasos trazem o risco de que os credores possam tomar ações que resultem na declaração de um default técnico”, diz o comunicado da Moody’s.
Embora a estatal deva gerar mais caixa este ano do que em 2014, a agência de rating acredita que isso não deve ser suficiente para cobrir todas as suas despesas, resultando em mais um ano de geração de caixa negativo. “Caso a empresa consiga resolver seus problemas de liquidez no curto prazo, os ratings podem ser elevados”, diz a Moody’s. Ainda assim, provavelmente a empresa não voltaria ao grau de investimento, “porque deve continuar a enfrentar tensões relacionadas às investigações de corrupção e seu alto nível de endividamento”.
Em comunicado divulgado ontem, a Petrobras ressalta que "não possui covenants (obrigação de fazer) relacionados ao rebaixamento de rating por parte das agências classificadoras de risco ou relacionados a rating abaixo da classificação 'grau de investimento'". Hoje, os ministros da equipe econômica devem se reunir com a presidente Dilma para avaliar a perda do grau de investimento da Petrobras e definir uma estratégia de trabalho.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postagens antigas